Brincadeiras à parte, os carros TSI abastecidos com Etanol tendem a dar mais problemas

Motor TSI: Antes de tudo é preciso entender o que é o TSI – Turbocharge Stratified Injection ou Turbo com Injeção Estratificada. TSI nada mais é do que a injeção direta de combustível na câmara de combustão. A combinação do TSI, sistemas mais precisos de injeção de combustível e diminuição de folga das peças possibilitou a criação de motores menores com mais potência. Isso quer dizer que esses motores entregam como se fossem motores maiores, o chamado downsizing dos motores.

Motores menores e mais potentes… o que eu ganho com isso? Economia. Esses motores tendem a gastar menos combustível, uma vez que o motor comprime o ar aumentando a capacidade de volume interna. Além disso, proporciona uma melhor pulverização do combustível, cuja posterior combustão ocorre de forma completa (menos poluentes) e com baixas perdas (alto aproveitamento do calor gerado).

Para você ter uma ideia enquanto motores normalmente giram no máximo em 7.000 rpm, os turbos ultrapassam os 200.000 rpm. E aqui vale lembrar da importância de cuidar da qualidade do óleo do motor, visto que é ele que lubrifica as peças e contribui para que o turbo funcione adequadamente.

Mas quais problemas o etanol pode causar?

Os motores TSI foram projetados para melhor aproveitamento de combustível, ainda que mais “pobres”. Um combustível pobre é aquele em que a mistura ar + combustível está desiquilibrada e apresenta uma quantidade maior de ar. Isso prejudica a potência do motor comum, e é nesse sentido que o turbo consegue extrair potência diminuindo o volume de ar.

O problema é que o etanol possui um alto percentual de água. Imagine o motor turbo trabalhando, comprimindo o ar, fazendo os rotores girarem e pulverizando… água. Para onde vai essa água após a queima do combustível? E aqui temos um problema: ela “sai” no escapamento. Veja no vídeo:

Lembrando que as informações são a partir dos problemas que recebemos na oficina.

Você tem um carro TSI, tem usado etanol e ele está com problemas? Fique atento. E claro, encontre a HT mais perto de você.