Tem gente recomendando misturar diesel na gasolina. O vídeo do “novo” combustível tem circulado no TikTok e já tem quem queira testar. Segundo os “especialistas” tiktokers, a mistura aumentaria a performance do combustível –  daria mais potência, reduziria o consumo e ainda limparia os bicos injetores do motor. Mas, a pergunta que não quer calar: como em todos esses anos de motor à combustão AINDA não se sabia dessa mistura incrível? Será um novo combustível… a dieselina?

Piadas à parte, o ADG prometeu testar essa “dica”. Confira no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ORe2uvhG084

Mas, antes do ADG testar esse combustível mágico – não façam isso em casa. Vamos entender o porquê essa mistura tem tudo para dar errado.

Devo misturar diesel na gasolina?

NÃO. Absolutamente, não. A mistura de diesel na gasolina pode provocar um atraso na queima e piorar o consumo. Isso porque os carros com injeção direta já são pensados para facilitar a queima. O sistema pulveriza o combustível dentro do cilindro. E atrasar o processo não melhora o desempenho, muito pelo contrário… Além disso, é possível que a combustão gere partículas que se acumulam em todo o sistema com o passar do tempo.

Bom, já deu para entender que a mistura não promove o melhor desempenho e pode sair caro. Imagine um sistema projetado para gasolina – e que já a recebe 27% de álcool, ainda precisar “queimar” o diesel. É pedir demais, não?

Cada combustível possui especificações e densidades próprias. Dessa forma, com a variação de temperatura e outros fatores é possível que os combustíveis se separem, formando “camadas”. O que provavelmente traria problemas para dar partida no carro.

Receita mágica

A verdadeira receita mágica para economizar é manter a manutenção em dia. Resolver os problemas antes que eles se tornem grandes dores de cabeça. Isso sim funciona… Mas, sempre há quem precisa “inovar”.

Encontre a High Torque mais próxima de você ou compre pelo site!