Alguns manuais recomendam a troca do óleo com pouco tempo de uso. Mas, será mesmo necessário?

A troca de óleo é fundamental e isso é indiscutível. Agora, quando ela deve ser feita é um debate bem interessante. Alguns manuais recomendam que seja feita antes do primeiro ano ou antes de determinada quilometragem. E é por isso que muita gente fica na dúvida sobre o momento certo para fazer a substituição.
Em primeiro lugar é preciso entender que a troca de óleo é feita de forma preventiva. O que significa dizer que o lubrificante é substituído mesmo que possa estar em boas condições.

Provavelmente você deve estar se perguntando: “mas, por que? ”. Aí, são várias explicações, desde a fonte de lucro que esse tipo de serviço gera até uma padronização de referência. Por exemplo, imagine dois carros exatamente iguais, um rodando no frio do Rio Grande do Sul e outro no calor do Ceará. As condições climáticas e de rodagem serão muito diferentes, por isso existem índices médios e marcos de troca (sejam por tempo ou quilometragem).

Ok. Entendemos que os valores são apenas de referência, mas então como saber se devo ou não trocar o óleo? Se você quer evitar a sensação de “jogar dinheiro fora”, pode optar por fazer a troca por quilometragem. Dessa forma, você terá a certeza que o lubrificante foi usado. Afinal, a não ser que você viaje muito, o desgaste do óleo não será tão grande em seis meses.

Verificação das condições do óleo

Então, não seria possível fazer a verificação antes da troca? Sim. Mas, é um processo caro. Analisar a viscosidade, a carga aditiva e outras características do óleo acaba se tornando mais custoso do que fazer a troca. E é por isso que esse serviço é feito de maneira preventiva, mesmo sem saber o real estado do lubrificante.
Por essas e outras, é importante levar o seu carro em um mecânico de confiança. Ele poderá analisar as condições do carro e o histórico para indicar o período em que a substituição deverá ser feita.

Encontre a High Torque mais perto de você!nossos outros serviços  e nossa loja.