Antes de montar o coletor, é importante lembrar que os coletores de admissão administram a mistura ar-combustível para cada um dos cilindros. Cuidar dessa peça é importante!  O coletor é parte fundamental do sistema e impacta diretamente no desempenho do carro. Primeiro, para que o carro alcance o seu desempenho e eficiência máxima e, segundo, contribuindo para que o automóvel não emita mais poluentes do que o limite ou consuma mais combustível do que o necessário. Portanto, a manutenção da peça e o encaixe correto é fundamental.

Na hora de montar o coletor, sempre tome cuidado para não danificar a peça. E aqui tem uma dica importante:

https://youtu.be/biucyt59E-M?t=206

No exemplo, o coletor possui sete parafusos torque e uma rosca curta. Além disso, na parte inferior, tem dois prisioneiros (“duas porquinhas 10”). A dica de ouro é acoplar o coletor no cabeçote e puxar pelos prisioneiros, caso você puxe pelos parafusos corre o risco de danificar a rosca. Dessa forma, ao puxar pelas porcas, o movimento encaixa os injetores e puxa o coletor que entra no local correto sem danificar outras peças.

Mais do que montar o coletor

Se você tem interesse em aprender mais sobre mecânica, acompanhe o canal da High Torque no Youtube. Então, em especial, assista a playlist Aula de Mecânica, esses vídeos mostram o passo a passo para vários serviços que você pode oferecer na oficina ou para aumentar o conhecimento de quem é entusiasta. Primeiro, os vídeos mostram serviços básicos e depois o aprofundamento na área. Assim, dá para dizer que é um conteúdo obrigatório para quem adora o mundo automotivo.

A High Torque é para todo apaixonado por carros e mecânica. Por isso, acompanhe também nossos conteúdos no blog.