A limpeza do corpo da borboleta (TBI) não tem periodicidade exata. Mas, é importante que o mecânico verifique a peça nas revisões periódicas. 

O corpo de borboleta (também conhecido como TBI – Throttle Body Injection) controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro. Apesar de existir o filtro de ar, algumas partículas carregadas pelos vapores podem acabar se impregnando no TBI. O resultado é uma camada amarelada bem grudada no corpo da borboleta e que pode interferir no funcionamento da peça, exigindo mais do sistema. Inclusive, um TBI sujo pode fazer o carro gastar mais combustível. 

A limpeza do corpo da borboleta é fundamental e deve ser feita periodicamente. É difícil definir um espaço de tempo exato. Isso porque tudo depende do local em que o motorista costuma usar o carro, se o carro está com as manutenções e trocas de filtro estão em dia e etc. A limpeza pode ser feita de duas formas: 1) o mecânico desmonta a peça e esfrega com produtos químicos; ou a forma mais fácil  2) utiliza um descarbonizante e evita a desmontagem. 

A High Torque desenvolveu um spray descarbonizante que pode ser utilizado no corpo de borboleta, válvulas, cabeçotes e o coletor de veículos (etanol, gasolina, diesel e GNV). Dessa forma, o produto torna a limpeza muito mais fácil. Veja o que o ADG fazendo a limpeza TBI com o descarbonizante HT.

E se eu não fizer a limpeza do corpo da borboleta? 

A limpeza remove a sujeira que pode interferir na abertura do corpo da borboleta. Vale lembrar que é ela quem controla a entrada de ar, permitindo que as quantidades de oxigênio e combustível estejam adequadas para que o motor funcione. A regulagem de abertura é controlada eletronicamente, de acordo com a aceleração do pedal, a sujeira pode interferir na leitura e exigir mais do sistema.

Uma das possíveis consequências é o desgaste das engrenagens que controlam a abertura do corpo de borboleta. Nesse caso, o mecânico precisa fazer a substituição completa do TBI, pois a troca de um componente apenas pode desregular os outros componentes, um problema ainda maior.

Por fim, vale reforçar: não pule as manutenções preventivas e encontre um mecânico de confiança para executar os serviços.