Trocar o óleo é fundamental e preserva o bom funcionamento do veículo. Mas, quando devo trocar? 

Em geral, recomenda-se a troca de óleo a cada 5 mil quilômetros rodados. Mas, alguns fatores podem exigir trocas antes disso, um dos exemplos é a quilometragem virtual, que são períodos que o carro fica ligado e em espera. Embora o mostrador do painel não contabilize esses quilômetros, a ativação do motor aciona os sistemas, ou seja, o carro está trabalhando. Assim, esse processo também gera um desgaste, abreviando o período entre trocas de óleo.

Essa recomendação é importantíssima para quem é motorista de aplicativo, isso porque a atividade acaba exigindo que o carro permaneça ligado à espera de passageiros. Assim, se o motorista somar dois ou três minutos de cada passageiro, e considerando o atendimento de 10 pessoas no dia, ele vai ter quase meia hora de carro ligado à espera. Nesse caso, a troca de óleo poderá acontecer entre 3 e 4 mil quilômetros rodados, mas isso depende das condições do carro, por isso é importante uma avaliação personalizada com um mecânico de confiança.

Além disso, o uso em condições extremas também pode diminuir o tempo entre trocas. Algumas das condições adversas são o calor do nordeste brasileiro, o frio do sul ou os sedimentos de regiões como Mina Gerais e Mato Grosso do Sul, e é claro a falta de manutenção. Esses fatores exigem mais dos sistemas, seja pela variação de temperatura ou acúmulo de impurezas nas peças… O resultado é a necessidade de atenção redobrada nos cuidados com o veículo.

Variação de quantidade na troca do óleo

Com o passar do tempo e com o uso, o óleo vai perdendo sua viscosidade e suas propriedades lubrificantes. Além disso, é normal que após uns 5 mil quilômetros rodados haja a diminuição de 0,5 L em média. Essa é a quantidade esperada de diminuição, se houver uma perda muito maior é preciso atenção, visto que pode haver vazamento.

Por mais simples que trocar o óleo pareça, o procedimento pode ajudar a identificar problemas maiores. Por isso, sempre leve seu carro em um mecânico de confiança e que execute o trabalho de maneira séria. E para que você saiba o que cobrar e “fiscalizar”, veja a maneira correta de trocar o óleo, explicada pelo ADG: (1) Uma simples troca de óleo?? – YouTube