Você sabia que o painel indicando muitas falhas pode ter como causa a bateria? Pois é! Às vezes, as indicações não são problemas nos componentes, mas sim instabilidades na corrente elétrica que chega até eles. Mas, calma lá, antes de sair trocando a bateria, vamos entender o que provoca esse erro.

Os carros estão cada vez mais tecnológicos e com mais componentes eletrônicos. Isso quer dizer que os veículos hoje precisam de mais energia elétrica do que carros de 10 ou 20 anos atrás. E quem mais sente isso é a bateria, que é responsável por produzir energia elétrica. Por isso, as baterias estão mais potentes para atender a demanda energética do carro. 

Assim, quando o proprietário coloca um modelo de amperagem menor do que o necessário, pode ocorrer instabilidade na corrente ou ela não chegar com a intensidade necessária nos componentes. Dessa forma, o leitor do painel vai indicar que há algo errado nesses itens, mas, o problema pode estar apenas na amperagem da bateria.

Mas, atenção, isso não é uma sugestão para ignorar o painel e apenas trocar a bateria. Isso porque nem todos os problemas se resolvem dessa forma. Isto é, a situação mencionada foi diagnosticada depois dos mecânicos analisarem todos os componentes e não identificarem nenhum outro problema. Ou seja, o painel acendeu? Procure uma oficina de confiança para investigar o problema. E claro, mantenha todas as revisões em dia para evitar dores de cabeça.

Ficou curioso para saber mais sobre o caso? Assista o vídeo em que identificamos esse problema da bateria em um Peugeot 3008 e veja como fizemos o diagnóstico do painel indicando muitas falhas aqui na High Torque.