Dizer que o etanol prejudica o motor é delicado… Mas, o que vemos na oficina é que carros com etanol tendem a ter mais problemas nos bicos injetores, por exemplo. É claro, um carro que não passa pela manutenção adequada terá problemas, independente do combustível. Porém, os carros que estão com as revisões em dia e apresentam problemas no sistema de combustível, velas, sensores de oxigênio ou bicos, em geral, usavam etanol como combustível.

Um exemplo recente foi um Honda Civic com problemas de partida. Realizamos alguns testes e descobrimos que eram os bicos injetores. Isto é, o carro não tinha nem 15 mil km rodados e era abastecido com etanol. Pois é… confira aqui no vídeo.

Infelizmente, o caso do Civic não é o único, já recebemos outras situações bem semelhantes. 

A água do etanol prejudica o motor

O etanol “puro” dos postos brasileiros contém entre 6% e 7% de água. E caso você abasteça em um posto duvidoso, o percentual pode ser maior que 10%. Assim, você está pagando caro para colocar água no seu tanque. 

E, se o seu carro é de injeção direta, a situação é ainda pior. Isso porque, nesse caso, a mistura ar/combustível é feita dentro da própria câmara de combustão e a água pode interferir ou até enferrujar peças do sistema. No caso da injeção indireta, a mistura acontece no sistema de admissão do ar, antes de entrar na câmara de combustão. Essa é uma das diferenças que torna o prejuízo menor em carros de injeção indireta, mas, o risco das peças enferrujarem sempre existe.

Veja como ficaram os bicos injetores com o uso do etanol

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