Golpe do posto: recentemente, comentamos sobre um caso em que um cliente da High Torque que foi enganado em um posto de combustível. Na ocasião, o frentista mediu o nível do óleo e disse que estava muito baixo, então “completou”. Quando tiramos o óleo aqui na oficina, percebemos o golpe… O carro estava com quase 1L de óleo a mais do que deveria, ou seja, o cliente foi enganado.

O pior é que apareceram outros casos de golpe do posto. Em uma matéria veiculada pelo Fantástico no domingo, a reportagem mostrou outros esquemas ainda maiores para enganar os clientes. Importante, a tática variava desde simular problemas como jogar óleo no chão para dizer que o carro estava com vazamento até implantar falhas para forçar manutenções.

Infelizmente, apareceram inúmeros relatos de vítimas e também de quem nem tinham percebido que havia caído em um golpe. É claro que nem todos os postos de combustível são desonestos, mas, para evitar problemas, vale ficar atento. Veja algumas dicas:

Golpe do posto: como não cair em golpes em três passos

  1. Tenha um posto de gasolina de confiança. Isso é tão importante quanto ter uma oficina de confiança. Não dá para abastecer em qualquer lugar. Isso porque, além da venda desnecessária de produtos e serviços, você corre o risco de comprar combustível adulterado. Por isso, fique de olho!
  2. Converse com o seu mecânico antes. Só aceite o serviço oferecido no posto depois de conversar com o seu mecânico de confiança. Uma dica bem simples, mas que pode fazer toda a diferença. 
  3. Busque se informar. Pesquise sobre o posto, loja ou oficina que pretende levar seu carro. Veja se há reclamações, sobre o que são e se a empresa resolveu o problema. Veja aqui outras dicas do ADG sobre o assunto.

Dica bônus: se você se interessa pelo universo automotivo, não deixe de se inscrever no canal da High Torque. Quanto mais você souber, mais difícil será alguém te enganar.