O Carter serve para coletar o óleo que “cai” do motor. A peça fica na parte inferior do carro, logo abaixo do motor, e é responsável por guardar e resfriar o óleo que lubrifica o motor.  Assim, esse óleo circula pelo motor e volta para o carter, que ajuda a resfriá-lo antes da bomba de óleo jogá-lo novamente para o motor.

Inclusive, quando você vai no posto e o frentista “dá uma olhadinha” no óleo, o que ele está verificando é o nível do lubrificante que está naquele momento no carter. E atenção, sempre espere o carro esfriar antes de verificar o nível de óleo. Isso porque quando o veículo está ligado, o óleo está circulando no motor e logicamente o nível no carter estará baixo.

Olha o golpe do óleo

Algumas vezes, os frentistas por falta de conhecimento sugerem “completar o óleo” porque ele está baixo. Será mesmo? O carro estava frio quando foi medido? Se a resposta for sim, aí é necessário verificar se não há vazamento e se a troca de óleo está em dia antes de aceitar que o frentista complete o óleo.

Ainda não é cliente HT, veja qual a oficina mais próxima de você.

Infelizmente, têm postos de combustível que tentam vender óleos sem necessidade para os consumidores. Mas, fica ainda pior! Isso porque boa parte oferece produtos de baixa qualidade com preços bem acima do mercado… e o cliente achando que a situação está crítica, aceita.

Recentemente recebemos na oficina um carro com quase um litro a mais de óleo, que relatou que tinha “completado” no posto por sugestão do frentista. Veja o vídeo aqui.

Já sei para quê o carter serve. Como saber se preciso trocar?

No geral, o carter só precisa ser trocado se ele ou seus componentes estiverem amassados ou com rachaduras. Do contrário, dificilmente será preciso trocar a peça. Existem os protetores de carter que ajudam a evitar pancadas no carter, esses itens vêm de fábrica em algumas marcas e em outras é um opcional.