O FIAT Pulse é um dos mais recentes lançamentos da FIAT, mas será que vale a pena?

Para quem ainda não conhece, o FIAT Pulse é o primeiro Sport Utility Vehicle – ou apenas SUV- da FIAT. A montadora gerou uma enorme expectativa desde o ano passado, afirmando que apresentaria um carro tecnológico, que entrega potência e economia. O carro veio disponível em cinco versões: Impetus Turbo, Audace Turbo, Drive Turbo, Drive Automático e Drive Manual.

O ADG testou o novo FIAT Pulse e rodou mais de 2 mil km. Veja o resultado!

Resumindo: o FIAT Pulse vale?

O FIAT Pulse pode ser uma boa compra para quem busca mais tecnologia do que potência.

Pontos Positivos: o carro apresenta um design bastante marcante, com faróis “marcantes” em led e pintura bicolor. Em relação ao espaço interno, é bastante confortável, tanto para o motorista quanto para os passageiros dos bancos dianteiro e traseiro. 

Mas, talvez um dos principais diferenciais é a tecnologia disponível. Isso porque, além de diversas facilidades como a troca de marcha no volante, o Pulse apresenta uma direção bastante leve que se torna mais firme a depender das condições em que se dirige.

Em relação ao motor, possui um de 1.3 firefly flex (com 130 cavalos de potência). Para o tamanho do carro, dá para dizer que tem uma entrega bastante boa, desde que não esteja muito pesado. Ou seja, não é um carro indicado para transporte constante de volumes muito pesados.

Pontos negativos: é um motor para ser abastecido com álcool. Uma vez que o rendimento na gasolina é menos de 20% superior ao obtido no álcool. Não que isso seja necessariamente ruim, mas, pela experiência de chão de oficina, é bem possível que as peças (ao rodar com o álcool) sofram um desgaste um pouco maior do que sofreriam se rodassem na gasolina. Mas, isso é uma coisa que só teremos certeza daqui algum tempo.

Ainda sobre os motores, o desse carro é muito semelhante ao da Toro, mas, com a diferença de ser mais curto. Embora ainda não seja possível afirmar com certeza, é possível que esse encurtamento seja um problema dentro de alguns anos. Visto que esses motores “pequenos” precisam mover cargas muito grandes…. mas, novamente, isso apenas o futuro dirá.

Outra situação é o preço, a versão mais equipada ultrapassa os R$130 mil. E com esse valor, é possível comprar carros mais potentes, que podem entregar um melhor desempenho do que o FIAT Pulse.