Economizar é bom e todo mundo gosta. Mas será que dá para economizar no combustível?

Economizar combustível é SIM possível! E não estamos falando de pesquisa de preço ou escolher o combustível mais barato, mas, sim, fazê-lo render mais.  E para isso, basta ficar de olho em alguns elementos que farão você rodar muito mais com muito menos. Confira as dicas:

Ar condicionado desligado

Sabemos que às vezes é quase impossível, mas se você quer economizar, desligue o ar condicionado, ele também contribui para o maior gasto de combustível. Além disso, janelas fechadas melhoram a aerodinâmica e, consequentemente, o consumo cai.

Computador de bordo

Configure o computador para mostrar o consumo imediato ou o consumo médio, e fique de olho nos números. Em pouco tempo você já terá pego o jeito de como economizar combustível dirigindo.

Velocidade

A regra de ouro é dirigir na faixa média dos 80km/h… passou dos 100km/h? é gasto na certo. Tenha o pé leve e sensível.

Pé leve no acelerador e no freio

Nada de acelerações ou freiadas bruscas, vá aumentando ou diminuindo a velocidade progressivamente.

Freio motor para economizar combustível

Fuja da “banguela”! Além de ser perigosa, não contribui para a economia nos carros atuais. Use sempre o freio motor em declives acentuados, com os carros automáticos coloque em uma marcha mais reduzida do que o drive.

O segredo está na marcha

Câmbio 1

Não estique as marchas sem necessidade. Procure fazer as trocas em rotação adequada: se o carro tem conta-giros, tente fazer com que o motor trabalhe em rotação próxima, ou um pouco inferior, à do regime de torque máximo. Evite que o ponteiro chegue perto da rotação de potência máxima (os números relativos ao seu carro estão no manual ou podem ser encontrados na internet).

Câmbio 2

Quer economizar? preste atenção ao indicador do momento mais econômico da troca de marcha. Com o tempo, isso se torna hábito.

Câmbio 3

Aproveite a sexta marcha nas rodovias. Acredite, tem gente que simplesmente abre mão dessa ferramenta de economia por simples falta de costume de uso.

Como dirigir para economizar combustível

Revisões

Não precisa dizer que as revisões e as manutenções preventivas são aliadas para o bom funcionamento do motor e, consequentemente, economizar combústivel. 

Encontre a HIGH TORQUE mais próxima de você 

Filtros

Verifique se o filtro de ar está sujo. A substituição deve ser feita, em média, a cada 10 mil quilômetros, mas isso varia com o tipo de uso.

Calibragem

Olho na pressão! Calibre regularmente para evitar desequilibrios ou esforços desnecessários da estrutura. Lembrando que o ideal é que os pneus estejam frios na hora da calibragem.

Aprenda truques para economizar combustível

Postos

Abasteça SEMPRE em postos confiáveis, você não está afim de pagar caro por gasolina “diluída”, não é mesmo? Sem falar nos problemas que causa ao motor.

Tipo de gasolina

Os carros rendem a mesma coisa que com a gasolina comum e com a gasolina aditivada. A diferença está apenas na limpeza que o combustível faz no motor.

Livre-se dos entulhos para economizar combustível

Tudo que você carrega no carro é necessário? Lembre sempre: quando mais pesado o carro, maior o consumo de combustível. Então, adeus entulhos!

Quer se tornar um franqueado HIGH TORQUE? Saiba mais aqui.

Compartilhar: