Carro híbrido: prepare-se para mudar o seu conceito de economia de combustível e manutenção

Embora carro híbrido não seja novidade, estamos presenciando a sua alta nos últimos tempos. O primeiro modelo foi lançado no Brasil em 2012 (sim! Alguém ai se lembra disso?) pela Toyota, o Ford Fusion Hybrid. Hoje, sete anos depois, ainda as opções são limitadas – apenas dez modelos – adotam essa tecnologia. Mas, a tendência é que isso mude de figura, visto que carros hibridos ou elétricos são extremamente comuns no EUA e Europa.

E em relação à potência? Engana-se quem pensa que basta somar as potências de cada motor. Isso porque o carro híbrido não trabalha com os motores na potência máxima. Assim, a força é uma estimativa feita a partir do funcionamento no qual os motores trabalhariam em um modo de máxima eficiência.

Eficiência e economia

A combinação entre motor elétrico e motor a combustão não só melhora os regimes mais baixos do motor, aumentando o torque nas saídas, como recolhe ativamente energia das frenagens, energia que, de outra forma, seria desperdiçada. Desse modo, o motor a gasolina não precisa ser tão grande, reduzindo consumos e emissões de CO2.

Outro detalhe é que, na sua maioria, os modelos otimizam recursos, pois são desenvolvidos com baixos coeficientes de atrito e equipados com pneus especiais e vários sistemas de poupança de energia.

O resultado? é a menor frequência de manutenção de peças e componentes e uma economia gigante de combustível. E não se preocupe, o carro híbrido não corre o risco de ficar sem bateria no meio do caminho.

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Saiba tudo sobre carro híbrido

Como o carro híbrido funciona?

O carro pussui dois motores: um elétrico e outro movido a combustão, seja etanol ou gasolina. Cada um deles desempenha uma função distinta, o propulsor a combustão serve para movimentar o veículo e atua sobretudo quando há alta demanda de potência ou torque – situação de aclives e alta velocidade, por exemplo.

Outra situação é em caso das baterias do motor elétricos estarem com pouca carga. O que permite uma leve recarga.

Já o motor elétrico atua para tirar o veículo da inércia. E não se assuste quando dirigir um carro híbrido pela primeira vez, eles são extremamente silenciosos.

Localização nos eixos

No geral, ambos os motores atuam no eixo dianteiro. Mas, existem aqueles com o motor elétrico no eixo traseiro para ter tração integral sem a necessidade do cardã.

Um dos principais — e mais importantes — componentes de um híbrido é o gerador. Ele é responsável por transformar a energia cinética que vêm do motor a combustão em energia elétrica, que será usada pelo segundo motor. Essa conversão ocorre em frenagens e quando o carro está andando sem aceleração.

Ou seja, ambos se complementam e proporcionam maior economia para você e para o meio ambiente.

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Motores hibridos

Chegará ao fim a era dos carros a combustão?

Está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei nº 454/17, que proíbe, a partir de 2060, a venda de veículos zero-quilômetro que utilizem motor a combustão.

O projeto, de autoria do Senador Telmário Mota (PTB-RR), já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos. Agora está na Comissão de Meio Ambiente, com relatoria do Senador Jean Paul Prates (PT-RN).

A partir de 2030 já é prevista a redução gradual na venda de veículos a combustão.