“Shampoo” na troca de óleo: pra quê?

Sendo direto: pra nada! Shampoo na troca de óleo não tem utilidade alguma. Ou melhor, tem: tornar a troca de óleo mais cara. Existe uma série de produtos que não agregam absolutamente nada em potência, desempenho ou limpeza. Então, só servem para tornar o serviço mais caro e/ou vender produtos? Infelizmente, sim.

E esse é o caso do “shampoo” que limpa borra, utilizado por alguns na troca de óleo. O produto pode encarecer mais de R$50 reais a troca de óleo e não fará efeito algum no seu carro. Pior do que isso, poderá até interferir na regulagem do seu veículo, visto que o produto é inserido junto ao óleo e, com ele, vai circular pelo motor.

A High Torque não oferece produtos que nós mesmos não usaríamos nos nossos carros. Queremos cuidar do seu carro com o mesmo carinho que você tem por ele. E é por isso, que sempre buscamos trazer informação sobre o mundo automotivo e oferecer o melhor serviço. Encontre a High Torque  mais próxima de você. Um serviço pensado para você e as necessidades do seu carro!

Produtos acrescidos na troca de òleo

Essa história de “shampoo” na troca de óleo, como foi dito, é besteira. E tem o objetivo único de encarecer o serviço… Sempre vale a pena dar uma olhadinha no manual do veículo para escolher os produtos certos (e provavelmente não haverá indicação de nenhum “shampoo”), o mesmo vale para o óleo que você escolher, sempre verifique se é o que atende as necessidades do seu carro. E tenha em mente que nem sempre é o mais caro!

A questão é que não existe indicação ou recomendação para acrescentar esses produtos ao óleo. E, para quem é leigo no assunto, o uso do “shampoo” poderá passar despercebido na conta ou até mesmo ser influenciado a usá-lo. Por isso, não confie em qualquer mecânico (com qualquer produto) para cuidar do seu carro.

Shampoo para limpar borra?

A importância da troca de óleo

O óleo é um dos itens mais importantes para a vida útil do motor. A troca se ignorada pode reduzir o desempenho do veículo, aumentar o consumo de combustível ou até mesmo fundir o motor – e o conserto desse estrago poderá custar metade do valor do carro. Por isso, dê atenção (e prioridade) para a troca de óleo! Veja algumas dicas:

Troca: fique atento aos prazos, tipo de óleo e quantidade (informações que você encontra no manual do proprietário). Se o prazo “vencer”, o óleo vai estar velho, menos viscoso e com a capacidade de lubrificação comprometida.

Nível: verifique com frequência o nível de óleo. O ideal é que seja feito pela manhã, com o veículo frio, antes de dar a primeira partida. Assim, se o nível estiver baixo, pode completar com o mesmo lubrificante que foi utilizado.

Local de troca: ele deve ser trocado em alguma loja especializada e de confiança => venha para a High Torque (fica a dica!).

Filtro: oléo novo e filtro velho não combinam. Ele retem as impurezas do motor e quando está velho não filtra adequadamente.

Troca de óleo

Óleo preto: não quer dizer que está velho. Mas, sim, que está lubrificando corretamente.

Óleo velho: troque a cada 6 meses (mesmo que não tenha rodado a quilometragem de troca). Isso porque após esse prazo, o óleo fica velho e pode danificar a bomba de óleo.

Temperatura: quando for retirar o óleo na hora da troca, é bom que o motor esteja quente, com isso o óleo fica mais fino e fluido.

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