Se você quer saber se carro a diesel vale a pena, acompanhe o texto de hoje e descubra!

Carro a diesel vale a pena apenas se você costuma viajar bastante. Ou seja, para quem procura um carro para o dia a dia na cidade, a opção em diesel pode não ser a mais vantajosa. Isso porque esses carros tendem a dar mais problemas de carbonização, de acúmulo de muita sujeira e etc., especialmente em bombas, injetores e filtros de partículas.

O motor a diesel funciona de maneira diferente daquele movido a gasolina. Enquanto a queima da gasolina acontece pela indução das velas, o diesel queima por compressão. Dessa forma, a tecnologia envolvida é diferente, o que eleva o custo da produção do motor. E não é só isso, além do valor dos carros a diesel ser mais caro do que os movidos a gasolina, o preço da manutenção também é maior.

Isso porque o diesel é muito mais espesso do que a gasolina ou o álcool. Por isso, a queima resulta em mais poluentes e mais partículas que podem impregnar no sistema… o que exige manutenções mais frequentes e, em geral, de itens que costumam ser mais caros.

“Ah, mas o diesel é mais barato”. Sim! Mas, ainda assim, se você colocar na ponta do lápis o valor investido e as manutenções tende a não compensar. Além disso, os motores a diesel tendem a ter um tempo de resposta maior, por isso ele é usado em veículos pesados que necessitam de potência e não de velocidade.

Neste vídeo ADG visita uma oficina em Portugal e comenta os principais problemas dos carros a diesel que encontrou lá: https://youtu.be/q_gZ9xlS4aA?t=367

Carros a diesel X carro a gasolina

As vantagens para quem tem um carro a diesel são a potência e a economia, caso costume rodar longas distâncias. Por exemplo, um Jeep Renegade 2020 a diesel faz uma média de 10 km/l  na cidade e 13 km/l na rodovia. Já o motor a gasolina faz a média de 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na rodovia. Aí vale fazer as contas do que realmente vale a pena, sempre levando em consideração o uso do carro.