Retificar o motor só vale a pena em alguns casos. Vamos conhecer quais! A retífica de motor é quando o mecânico troca vários componentes do motor. Isto é, o mecânico troca as válvulas, as peças que ficam junto às válvulas, pistões, guias, retentores e por aí vai. Assim, de forma resumida, retificar o motor é aproveitar a estrutura e trocar boa parte do restante dos componentes.

A retífica é o recondicionamento do motor. Em geral, quando o motor precisa de atenção, o motorista começa a perceber aumento no consumo de combustível ou lubrificante, vazamentos de óleo, excesso de fumaça no exaustor, perda de potência e barulhos “coisas” soltas ou batendo. Assim, isso pode significar a necessidade de trocar que alguns componentes do bloco do motor ou do cabeçote.

Para saber se vale a pena, você precisa avaliar a relação custo-benefício. Uma retífica pode se tornar bem salgada dependendo do estado do motor e dos componentes. Imagine que o mecânico precisará abrir todo o bloco do motor e o cabeçote verificando item por item, além da mão de obra, tem também o custo das peças… por isso o trabalho se torna mais caro.

Se o carro, de maneira geral, está em boas condições, a retífica pode valer a pena. Principalmente, se o dono não tem planos de trocar de carro. Agora, se além do motor, existem outros problemas, é preciso reavaliar a situação. Isto é, avaliar se o investimento valerá a pena no longo prazo.

Preciso trocar a bomba d’água na retífica do motor?

Não necessariamente. Sempre vale avaliar a peça e evitar trocas desnecessárias, a não ser que o cliente deseje trocar todos os itens. Agora, quando se fala em válvulas, pistões e outros componentes móveis, estes devem ser trocados na retífica. Isso porque o desgaste acontece principalmente nessas peças e é onde há o maior número de barulhos e vazamentos.

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