Superaquecimento do motor: este é um problema mecânico comum e que pode dar muita dor de cabeça.  No post de hoje vamos falar um pouco sobre essa questão. Além disso, contar sobre um caso que recebemos aqui na High Torque de um carro novo que deu um B.O. enorme.

Para começar é preciso entender o que é o superaquecimento. Primeiro, o motor de um veículo funciona de maneira correta com uma temperatura média de 92°C. Então, quando o calor superar essa marca, o sistema de arrefecimento entra em ação usando a circulação da água (com aditivo) para amenizar o calor do motor a partir do radiador.

Mas, quando há problemas nesse líquido ou a falta dele, o sistema não consegue baixar a temperatura. Isto é, o motor passa a trabalhar sob muito calor, o que pode desregular o mecanismo e até derreter parte dos componentes. Agora imagine manter essa temperatura por longos trechos, ou então não corrigir essa falha… o resultado é um estrago generalizado!

Superaquecimento: o caso Honda Civic

Já falamos algumas vezes que os carros da Honda são bastante duráveis. Isso porque as peças e sistemas são muito bem construídos e encaixados. E qual não foi nossa surpresa quando recebemos um Civic com baixa quilometragem e apresentando problemas…

Quando abrimos o motor, a surpresa foi ainda pior: diversos componentes danificados e algumas partes derretidas. Assim, foi possível deduzir que o carro superaqueceu. Mas, como isso aconteceu? A resposta provavelmente está na paradinha no posto para “completar a água”. Veja o estrago aqui no vídeo.

Por isso, sempre alertamos sobre os cuidados e os produtos utilizados nos postos de combustível. Isto é, o problema talvez não seja o produto em si, mas a mistura com o que já está circulando no motor. 

E fica o alerta: se o ponteiro que marca a temperatura chegar no vermelho, leve o veículo imediatamente para uma oficina!