Sim! Precisa trocar o filtro dos carros híbridos! Inclusive, a manutenção regular dessa peça pode evitar que o motorista gaste com a troca do sistema todo. Vem que a gente explica!

Os carros híbridos já são realidade no Brasil. Isto é, a Toyota por exemplo já investe nessa tecnologia há anos! Nesses veículos, o motorista tem a sua disposição o motor elétrico e aquele a combustão, caso não haja como recarregar no trajeto. Assim, o carro usa de forma inteligente cada um dos sistemas e, mais importante, nunca deixa a pessoa na mão. Apesar de atuarem em conjunto, cada tipo de motor tem uma função específica.

  • Motor a combustão: é responsável pela propulsão e movimento do carro em situações que exigem uma potência maior ou mais prolongada, como subidas, longas distâncias e maiores velocidades;
  • Motor elétrico: atua de forma auxiliar, é responsável por retirar o carro da inércia e iniciar o seu movimento.

A alternância entre eles é controlada por computador, por isso o motorista não sente a passagem de um para o outro.

Filtro dos carros híbridos: a importância da troca

Agora, voltando a questão dos filtros, é importante entender que as baterias não se dão bem com o calor. Por isso, existe um sistema de refrigeração como se fosse um “cooler” para que estas não superaqueçam. E o filtro é importante para evitar que sujeirinhas entrem e danifiquem as peças, mas é fundamental fazer a troca periódica. Do contrário, as partículas se acumulam e impedem a passagem do ar. E se isso acontecer, pode haver o superaquecimento e consequentemente um enorme prejuízo para o motorista. Afinal, será necessário trocar o sistema todo.

Confira um caso de troca de filtro de carro híbrido que recebemos aqui na HT!

PLUS: é preciso fazer rodízio de baterias?

Aqui na HT costumamos fazer o rodízio para evitar o desgaste desigual. Assim, o princípio é bem parecido com o que é feito nos pneus, trocamos as células de lugar para que aquelas que estão em posição de maior exigência se alternem com aquelas de menor.