“Ônix pega fogo!”. E o pior que não é no sentido de potência do motor ou quantidade de vendas. O carro LITERALMENTE incendiou! O assunto que ganhou certa repercussão no mundo automotivo nos últimos dias assustou muita gente, e fez surgir comentários do tipo: “Ônix é um carro muito legal, bonito, MAS, pega fogo…” Entretanto, o que está fazendo o carro incendiar?

A GM logo se apressou para descobrir (e explicar) o porquê algumas unidades tiveram o motor quebrado e outras ainda pegaram fogo. A resposta da fábrica foi que o problema havia sido provocado pelo óleo aquecido que escorreu para fora do bloco.  O problema do motor era o ponto de ignição errado. Ou seja, a faísca acionada antes da hora, provocou a quebra do pistão (ainda subindo dentro do cilindro) e da biela, comprometendo o bloco inteiro.

Para remediar a situação, imediatamente interrompeu as entregas do carro, fez um recall das unidades e ainda emprestou carros alugados. Medidas que visam evitar problemas ainda maiores, mas, a marca vai ter que pedalar muito para “apagar” esse incêndio. Por isso, se você comprou um Ônix Plus, fique atento ao chamado de recall, com segurança não se brinca.

Revelações sobre o Ônix

O Primeiro ônix que pegou fogo

A primeira unidade do Chevrolet Onix Plus a pegar fogo aconteceu em setembro no pátio da fábrica em Gravataí (RS). Agora, outro exemplar do sedã compacto pegou fogo em Mirador (MA). O dono do carro, Cleiton James, relata:

“Eu senti um barulho na parte do motor do carro, como uma pequena explosão. Parei o carro no acostamento e quando levantei o capô já avistei as chamas. Só deu tempo de pegar minha mochila, que estava no bagageiro, e aí o incêndio foi total. Eu comprei esse carro uma semana atrás”.

Dias depois do 2º incêndio, a fábrica emitiu um comunicado interno reconhecendo um defeito no software de gerenciamento do motor em seu sedã. Desde então, as entregas do modelo foram suspensas e iniciou o processo de recall do Onix Plus.

Segundo Ônix pega fogo

Recall do Ônix

De acordo com o comunicado, a Chevrolet já desenvolveu a solução para o defeito, que consiste na “atualização da calibração do módulo de controle do motor”. O serviço tem tempo estimado em 90 minutos, e deve ser agendado junto à rede de concessionárias autorizadas da Chevrolet.

Unidades envolvidas

  • Marca e modelo do veículo: Chevrolet Onix Plus modelo 2020
  • Intervalo de chassis: LG100091 a LG139164
  • Data inicial e final de fabricação: 29 de abril de 2019 a 06 de novembro de 2019

Para mais informações e consulta de chassi, acesse a página de recalls da Chevrolet ou ligue para a central de atendimento, no número 0800 702 4200. Também é possível localizar as concessionárias da marca nesta página.