“Ônix pega fogo!”. E o pior que não é no sentido de potência do motor ou quantidade de vendas. O carro LITERALMENTE incendiou! O assunto que ganhou certa repercussão no mundo automotivo nos últimos dias assustou muita gente, e fez surgir comentários do tipo: “Ônix é um carro muito legal, bonito, MAS, pega fogo…” Entretanto, o que está fazendo o carro incendiar?
A GM logo se apressou para descobrir (e explicar) o porquê algumas unidades tiveram o motor quebrado e outras ainda pegaram fogo. A resposta da fábrica foi que o problema havia sido provocado pelo óleo aquecido que escorreu para fora do bloco. O problema do motor era o ponto de ignição errado. Ou seja, a faísca acionada antes da hora, provocou a quebra do pistão (ainda subindo dentro do cilindro) e da biela, comprometendo o bloco inteiro.
Para remediar a situação, imediatamente interrompeu as entregas do carro, fez um recall das unidades e ainda emprestou carros alugados. Medidas que visam evitar problemas ainda maiores, mas, a marca vai ter que pedalar muito para “apagar” esse incêndio. Por isso, se você comprou um Ônix Plus, fique atento ao chamado de recall, com segurança não se brinca.
O Primeiro ônix que pegou fogo
A primeira unidade do Chevrolet Onix Plus a pegar fogo aconteceu em setembro no pátio da fábrica em Gravataí (RS). Agora, outro exemplar do sedã compacto pegou fogo em Mirador (MA). O dono do carro, Cleiton James, relata:
“Eu senti um barulho na parte do motor do carro, como uma pequena explosão. Parei o carro no acostamento e quando levantei o capô já avistei as chamas. Só deu tempo de pegar minha mochila, que estava no bagageiro, e aí o incêndio foi total. Eu comprei esse carro uma semana atrás”.
Dias depois do 2º incêndio, a fábrica emitiu um comunicado interno reconhecendo um defeito no software de gerenciamento do motor em seu sedã. Desde então, as entregas do modelo foram suspensas e iniciou o processo de recall do Onix Plus.
Segundo Ônix pega fogo

Recall do Ônix
De acordo com o comunicado, a Chevrolet já desenvolveu a solução para o defeito, que consiste na “atualização da calibração do módulo de controle do motor”. O serviço tem tempo estimado em 90 minutos, e deve ser agendado junto à rede de concessionárias autorizadas da Chevrolet.
Unidades envolvidas
- Marca e modelo do veículo: Chevrolet Onix Plus modelo 2020
- Intervalo de chassis: LG100091 a LG139164
- Data inicial e final de fabricação: 29 de abril de 2019 a 06 de novembro de 2019
Para mais informações e consulta de chassi, acesse a página de recalls da Chevrolet ou ligue para a central de atendimento, no número 0800 702 4200. Também é possível localizar as concessionárias da marca nesta página.
Gostou do conteúdo? Inscreva-se também em nosso canal no Youtube