Retificar o disco de freio: “Ah, mas vai desgastar… vai ficar fraco”… não é bem assim, não.

Em primeiro lugar é preciso entender as características do disco. A peça faz parte do sistema de frenagem e é feita de ferro fundido ou cerâmica. E sua função é provocar atrito nas pastilhas de freio para que o veículo perca velocidade.

Os discos de freio podem ser sólidos ou ventilados e comercializados em diferentes tamanhos. Os primeiros esquentam com facilidade e são mais comuns em carros mais leves ou mais antigos. Já os ventilados são vazios nas laterais e permitem a circulação de ar, diminuindo o aquecimento.

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Agora vamos à retifica do disco

A retifica do disco de freio vai depender da situação do disco. A primeira coisa a se fazer é analisar o estado da peça e do dano. O disco de freio precisa ter uma espessura mínima, e se a retifica necessária ultrapassar essa espessura, o procedimento não deve ser feito. Isso porque a retifica é basicamente o desgaste das extremidades para o disco retome a forma original – um pouco menor, é claro.

Dessa forma, o mecânico precisa medir o disco com o micrômetro para saber se o desgaste não deixará o disco muito pequeno. Depois de fazer os cálculos (retifica ideal e tamanho mínimo necessário), o profissional pode orientar o cliente se essa é uma boa ideia.

Por que retificar o disco?

Porque retificar o disco é mais barato. E mais importante do que isso, hoje em dia existem péssimos discos de freio no mercado. Então, se o seu carro ainda possui o disco original, prefira a retifica. Vale mais a pena retificar um disco bom do que trocar por um novo de qualidade inferior.

Quantas retificas posso fazer?

O limite é a margem mínima do disco do seu carro. É difícil definir um número exato porque a depender do dano, talvez uma retifica já alcance a espessura mínima. Assim como pode acontecer em outros casos de 3 ou 4 ainda não chegarem ao limite.

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