Atenção às pastilhas de freio gastas!

Tem gente que só lembra das pastilhas de freio quando precisa delas, infelizmente. Mas saiba que elas estão entre as principais peças que o motorista precisa ter cuidado na manutenção do carro. A cada 10 mil quilômetros, as pastilhas de freio devem ser revisadas junto com todo o sistema, sendo a espessura mínima de 3 milímetros, para garantir sua segurança.

Mas, o desgaste pode ocorrer antes de atingir a quilometragem da revisão. Por isso, caso você note um desses 4 sinais, é recomendável procurar uma oficina séria (encontre a High Torque mais  próxima aqui):

Verificar estado das pastilhas sem tirar as rodas? Assista o vídeo completo aqui.

1. Frenagem ineficiente

O carro demorou para parar? É um sinal de alerta! Pode ser pastilha gasta, ou seja, sua espessura está menor do que os 3 milímetros.

2. Pedal baixo

Outro forte indicativo é o pedal de freio baixo. Por isso, se você sentir mudança na altura, procure uma oficina imediatamente.

3. Ruído no carro

Seu freio está barulhento? O ruído alto pode estar sendo provocado pelo contato do sensor de desgaste mecânico contra a superfície do disco de freio. Então, não dê bobeira, corra para a oficina!

Alguns carros possuem um indicador de desgaste da pastilha de freio, verifique no seu veículo.

4. Luz das pastilhas de freio no painel

Alguns veículos são equipados com uma luz no painel que indica o desgaste da peça. Se ela acender, meu amigo, está na hora de trocar a pastilha.

As pastilhas de freio são itens importantíssimos de segurança. Não esqueça de prestar atenção nos sinais que o seu carro dá e lembre-se: procure sempre oficinas autorizadas e sérias, para garantir o bom desempenho do seu veículo.

Nós, da High Torque estamos sempre preocupados em oferecer o melhor para você e seu carro, por isso, trabalhamos só com ferramentas eficientes. Confira como nós conseguimos verificar o desgaste da pastilha sem tirar a roda aqui.

Compartilhar: