Sim. A revisão de férias e a manutenção preventiva são coisas diferentes… a manutenção deve ser feita a cada seis meses em média (vale verificar os prazos no manual do veículo), já a revisão de férias acontece sempre antes de viagens mais longas.

Na manutenção preventiva, o mecânico verifica itens como o sistema de freios (fluido, discos, pastilhas, tambores e etc.) e sistema de arrefecimento (fluido, radiador e etc.). Além disso, faz também a troca do óleo, filtros e velas (se necessário), assim como o alinhamento e balanceamento. Os serviços são fundamentais para evitar problemas e dores de cabeça, por isso recomenda-se a checagem periódica desses itens.

E a revisão de férias?

Na revisão de férias, o mecânico vai verificar itens como: o óleo, os filtros, a água do radiador, lâmpadas, bateria, pneus, palhetas, freios e os acessórios de emergência (triângulo, chave de roda, macaco hidráulico e etc.). Os itens são importantes para garantir que não existam problemas durante a viagem, tampouco que caso aconteça um imprevisto, você esteja preparado. 

Mas, os itens são os mesmos… 

Sim. Os itens verificados são basicamente os mesmos… Mas, enquanto a manutenção preventiva tem o objetivo de trocar os itens que já estejam no prazo, a revisão é apenas a checagem deles. É claro que se o mecânico identificar algum problema vai sugerir a troca, mas a ideia da revisão é, bem, revisar.

Por isso é fundamental checar os itens básicos e principalmente os de segurança do carro antes de pegar a estrada. Além de evitar dores de cabeça, uma passada rápida na oficina pode evitar acidentes causados por problemas nas peças.

Uma dica para economizar é agendar a manutenção preventiva para próximo da data da viagem e informar ao mecânico que pretende viajar. Assim, dessa forma o profissional realiza as trocas previstas e acrescenta ao serviço a verificação de itens como os acessórios de emergência e o balanceamento/alinhamento das rodas. Aí você pode viajar tranquilo…

Já está com viagem marcada? Agende sua revisão de férias na HT mais próxima!