Comprar carro nem sempre é um processo fácil. Isso porque existem vários modelos e inúmeras possibilidades… Comprar um carro zero ou um usado? De qual marca? Com qual potência? Essas dúvidas são muito comuns e é preciso considerar também a questão da manutenção. Pensar no preço para manter o carro deve ser o elemento decisivo para escolha na hora da compra. Como assim?

Um exemplo são os carros mais antigos. É possível encontrar automóveis com motores muito potentes por R$10 mil reais. Mas, é preciso estar ciente que a manutenção ou reparos serão uma dor de cabeça. Isso porque não é possível encontrar as peças para substituição… você pode até tentar usar peças similares, mas não será a mesma coisa.

Veja outros exemplos de carros que não devem ser comprados no vídeo: POLÊMICA! Que carro usado NÃO comprar. – YouTube

No vídeo, ADG fala sobre alguns carros que são o “sonho de consumo” de muita gente, mas que custam caro no longo prazo. Agora, para quem procura dicas de quais itens avaliar na hora da compra, separamos um checklist de itens que merecem atenção. Confira!

Qual carro não comprar – Checklist 

Provavelmente você já tem um checklist pronto. Dentre os mais comuns estão o preço, a potência, o estado de conservação, manutenção e quilometragem (para os usados), as formas de pagamento e etc. Além desses é preciso atenção a estes quatro itens:

  1.  Revendas e Oficinas: é fácil encontrar quem faça a manutenção (e as peças) do carro?
  2.  Liquidez: é um carro que vende fácil?
  3.  Fabricação: o carro continua sendo fabricado?
  4.  Concorrência: será que o preço e o desempenho são semelhantes ou superiores aos da concorrência?

Se você respondeu Não para alguma dessas perguntas é importante repensar a compra. Isso porque a chance do carro se tornar uma grande dor de cabeça é bem grande.