Limpeza a laser funciona e funciona muito bem. Se você trabalha em uma oficina ou é um entusiasta, já deve ter visto peças incrivelmente sujas: são camadas de ferrugem, oxidação, graxa e por aí vai… Em geral, os mecânicos utilizam produtos químicos para a limpeza. Mas, o processo pode prejudicar a peça e diminuir a vida útil daquele sistema. Assim, é necessário encontrar formas alternativas para remover a sujeira e uma delas é o laser.

Primeiro,  é preciso entender que o laser é uma faixa de luz. Dessa forma, o aparelho controla a frequência que a luz será pulsada. No processo de limpeza, o laser é liberado em “pulso curtos”, isto significa uma frequência de aproximadamente 200.000 impulsos por segundo. Então, a sujeira vai absorver essa luz que foi pulsada. Vale lembrar que luz = energia = calor.

Veja o vídeo em que o ADG utiliza o limpeza a laser.

Ou seja, a sujeira vai superaquecer e muito rápido, enquanto a base da peça permanece fria. Essa diferença de temperatura provoca a separação dos dois, e o calor da luz aplicada faz com que a sujeira se desintegre. Enquanto isso, a superfície do item reflete o laser e não sofre nenhum dano.

Quando o feixe do laser atinge a peça acontecem duas coisas: o material de base permanece frio, enquanto a camada de sujeira aquece tanto e tão rápido que se separa da base e se desintegre.

Por isso, a limpeza a laser é a mais segura e ecologicamente correta, visto que dispensa o uso de produtos químicos ou abrasivos. Isso sem falar na rapidez que o processo acontece… em questão de segundos a limpeza a laser remove toda a ferrugem ou outras impurezas acumuladas na peça. Bacana, não é?

Encontre a HT mais perto de você!