Km virtual: quilometragem virtual não tem nada haver com o metaverso… ela é bem real e você precisa ficar atento. 

No momento em que você liga o carro, o motor já começa a trabalhar. A válvula abre e a ignição coloca os pistões para rodar… só esperando você soltar o freio e acelerar. Enquanto o motorista não der o comando de arranque, o motor ficará trabalhando, um modo parecido com o stand by dos eletrônicos. E assim como nos eletrônicos, o modo de “espera” também consome energia. 

Mas o consumo de combustível e energia não é o único problema. Isso porque apesar do marcador de quilometragem não sinalizar novos Km rodados, o trabalho do motor gera quilômetros virtuais. Ou seja,  o carro parado e o motor ligado exigem de todo o sistema de forma muito semelhante daquela de quando se está rodando. O fato das rodas não girarem evita que esses Km sejam contabilizados no mostrador do painel, mas o desgaste do motor aconteceu da mesma forma.

Km virtual = manutenção preventiva antecipada

Você pode estar se perguntando: “ e daí?” Bom, o motorista que mantém o carro por muito tempo ligado sem rodar deve fazer as manutenções com mais frequência. Isto é, reduzir pela metade a quantia de km rodados até levar o carro à oficina. Mas calma, não são os 5 minutos de espera até abrir o portão que te farão ir à oficina com mais frequência. 

Essa recomendação é para quem trabalha como motorista de aplicativo, por exemplo, esperando passageiros e rodando o dia todo. Apesar da quilometragem rodada também ser superior, o que faz com que as manutenções aconteçam antes, é importante ficar atento aos Km virtuais. Isso porque é necessário fazer trocas de filtros, fluídos e etc. antes de atingir a quilometragem, já que ela não conta os virtuais e eles podem ser muitos, nesses casos. 

Como contabilizar os Km virtual?

Alguns carros possuem o horímetro além do hodômetro. Os carros possuem o hodômetro, que marca a quilometragem rodada a partir do movimento das rodas. Já o horímetro marca quanto tempo o motor ficou em funcionamento. A partir disso, é possível organizar as manutenções preventivas com base nas horas de funcionamento e não apenas nos Km rodados.

Assista o vídeo que o ADG fala sobre isso.