Se você usa o Gás Natural Veicular (GNV) pode ter notado que algumas vezes é possível abastecer um volume maior. Será que o posto te enganou?

Não. A questão é a física… Para entender o que acontece é preciso lembrar que embora não possamos ver, o gás ocupa espaço. E mais do que isso, ele se movimenta… quando está quente, o gás (assim como a maioria dos materiais) se expande, ocupando mais espaço. E quando está frio, ele se movimenta menos, ocupando um espaço menor. 

Agora vamos ao cilindro de gás… imagine que cada molécula de gás é uma bolinha, que fica maior quando está quente e diminui de tamanho assim que a temperatura esfria. Dessa forma fica fácil entender que quando está calor, ou seja, quando o carro permanece ligado por algum tempo, as moléculas do gás ocuparão um espaço maior. Por consequência, se você for abastecer, conseguirá colocar uma quantidade menor de gás do que se enchesse o tanque frio. 

É por esse motivo que pode parecer que em algumas ocasiões “coube mais” gás que em outras… o posto de abastecimento não é o culpado, mas sim a temperatura. Dúvida? Confira o vídeo em que o ADG faz o teste: https://youtu.be/t2xZSSL51Ss?t=1037 

GNV em motores mais potentes?

Será que dá para colocar GNV em carros de luxo? Sim! Veja um V8 movido a GNV Com a programação adequada é possível rodar sem perder a potência. Quer saber mais? Acompanhe no canal High Torque. 

Oficinas High Torque | Encontre a mais próxima de você!