Geometria e balanceamento: muita gente fica na dúvida e acaba arriscando a segurança por não fazer esse serviço no tempo adequado. A indicação é que se realize a cada 10 mil quilômetros rodados, mas isso pode variar de acordo com o modelo do carro e o perfil de uso. Isto é, quem dirige em estradas rurais ou trechos com muitos buracos tende a precisar antes disso, já para aqueles que costumam exigir menos do carro, a média pode subir para 15 mil km.

Os serviços são fundamentais para a segurança do motorista e dos passageiros. Isto é, o carro desbalanceado fica mais instável, é mais inseguro e o pneu sem balanceamento se desgasta de forma desigual, prejudicando a direção como um todo. Por isso, fazer balanceamento e geometria é importante para evitar desgastes desiguais em componentes como pneus, amortecedores e rolamentos.

Como saber que preciso fazer geometria e balanceamento?

O primeiro sinal de que a roda está desbalanceada é uma vibração sentida no volante, quando a roda com problemas está no eixo dianteiro, ou no assoalho, no caso eixo traseiro. Mas, existem outros sinais que podem indicar o problema. Assim, se o seu carro apresenta algum desses cinco (mesmo antes de completar 10 mil km) é hora de levá-lo à oficina:

  1. Desgaste excessivo ou irregular dos pneus
  2. Perda de desempenho do carro em altas velocidades
  3. Sentir aquela “puxada” para o lado ou dificuldade de manter a trajetória
  4. Pneu arrastando nas curvas ou não respondendo às manobras
  5. Aumento do consumo de combustível

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E qual a diferença entre geometria e cambagem?

A geometria é o ajuste dos ângulos das rodas, deixando-as alinhadas, já a cambagem é o alinhamento perpendicular em relação ao solo.